Blogagem Coletiva: Alimentação (Hungria)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A alimentação aqui na Hungria, entre a maioria dos adultos, é bem gordurosa, pois muita gente ainda usa banha para cozinhar, muito bacon, carne de porco e embutidos. Porém o costume de comer comida caseira é bem grande, sendo raras as pessoas que fazem de restaurante um costume diário. Aquelas pessoas que estão mais concientizadas, costumam usar mais carnes de frango e peru e produtos "Bio", que são os naturais, sem química, sem uso de agrotóxicos no cultivo.
Quando se trata de bebês e crianças, o que tenho visto e experimentado é muito bom. Talvez essa nova geração de família esteja começando a mudar os costumes. O pessoal até olha feio se você está com um saquinho de salgadinhos na mão, isso não se dá pra criança aqui. E se você tem algo na mão e quer oferecer para criança estranha, é sempre de bom tom perguntar à mãe da criança se pode, pois tem muita mãe bem radical com a alimentação dos filhos.
As comidinhas prontas, em vidro, também são ótimas, com uma variedade imensa de sabores, muito maior que no Brasil. Achei o "cardápio" daqui com muito mais idéias e imaginação, saindo do simples "carne e legumes", "frango e legumes", para pratos como "risoto com milho e carne", "arroz com peixe e legumes" e até "lazanha", que meu filho adorava. Sempre procurei fazer comida caseira, para que ele acostumasse com meu jeito de cozinhar e também porque a gente faz mais gostosinho, mas essas papinhas foram indicadas como muito boas e saudáveis pela minha médica e na hora do apuro sempre foram uma ótima saída, como em viagens ou passeios.
Logo que meu filho nasceu recebi uma aula da minha maravilhosa Protetora (que já comentei aqui, mas para quem não sabe, é uma mulher que acompanha a mãe desde a gravidez até a maturidade da criança, ajuda tanto nos problemas da mãe, quanto nos do bebê, uma espécie de mãezona-amiga, que pra mim sempre foi fundamental, pois consigo falar com ela a qualquer hora através do celular e com minha mãe longe, sempre vem a calhar) sobre os alimentos e a introdução da criança na alimentação saudável, passo a passo, bem devagar. Recebi um papel parecido com um calendário e os alimentos que posso tentar introduzir e com que idade é indicada a primeira tentativa, para evitar futuras alergias. Segui a risca e meu filho foi comendo tudo o que eu experimentei. Tive sorte, o paladar dele é muito fácil de agradar, assim como o do meu caçula, que seguiu os passos do irmão na boa alimentação.
Bem nesse período passei um tempo no Brasil e deu pra ver a diferença, pois muitas vezes as pessoas achavam que eu judiava dos meus filhos por não dar coisas gostosas pra eles, tipo sorvete aos oito meses de idade. Não dava mesmo e ele não estava chorando porque queria, ele nem sabia se era bom, a gente é que sabe e fica achando que a criança vai passar vontade... Engraçado que ninguém fica com dó de comer salada na frente da criança e não dar pra ela experimentar...
Aqui tem um tipo de comida, "főzelék", que é como um creme, ou um purê, e dá pra fazer de muitas verduras e legumes. Então eu fazia esses creminhos bem variados, começando com batatas, depois cenouras e fui introduzindo tudo, o de espinafre até hoje é o preferido das crianças aqui em casa, é muito bom. Esse tipo de comida é fácil de fazer, você pega o ingrediente principal, por exemplo espinafre, coloca um pouco de leite com maizena ou farinha (quando eles eram muito bebês eu fazia com água, que também é ótimo) mexe no fogo até virar creminho e condimenta, com sal, um knnorzinho, se quiser... Uma delícia, todo mundo gosta aqui em casa. Da pra fazer de feijão, de ervilha, de lentilha, de quase tudo o que imaginar, vai só mudando no condimento, dependendo do que combina ou não no gosto. Assim todos os dias uma coisinha nova e diferente pra não enjoar. Algumas vezes eu fazia a sopinha com carne, batata e cenoura, que costumamos no Brasil também, eu costumo misturar nossa alimentação entre a húngara e a brasileira pra ficar bem rica e variada.
Meus filhos foram aprendendo a comer de tudo e posso dizer que eles têm uma excelente alimentação, adoram verduras e legumes e não ligam muito pra doce. Claro que rola sorvete no passeio e chocolate de prêmio por bom comportamento, mas também já teve caso de meu filho fazer escândalo porque viu um brócolis lindo na feira e eu já tinha gastado todo o dinheiro... Ninguém entendia o choro do garoto na banca de verdura... Fora isso, nossa maior briga de todos os tempos foi quando fiz salada de alface bem temperadinha para o almoço e na janta já não tinha mais, ele pediu e eu disse que tinha acabado, então ele começou o maior escândalo que já vi porque não tinha salada de alface, disse até que queria ir embora da casa...
Para beliscar entre uma refeição e outra, ou quando saímos, para levar na bolsa, costumo dar coisas saudáveis também, como uva passa, milho verde, azeitona... Meus filhos são capazes de bater um vidro inteiro de azeitona numa sentada e o castigo pra quem não almoçava direito era assim por um tempo:
- Ok, se não comer direitinho não ganha azeitona depois... - Pra mim funciona.
No começo fiquei um pouco preocupada, se não era muito forte pra um menino de um ano comer tanto e quando comentei com a médica ela riu e falou que não poderia ter mania melhor que essa... Então, dá-lhe azeitona!
Também gosto de dar amêndoa, amendoim, outros tipos de frutas secas... É uma alternativa para doce e bolacha, que aliás não nego a eles se eles sentem vontade, mas eles mesmo preferem essas outras coisas que já estão acostumados e eu não forço a barra pra ser diferente, claro.
Também aprendi que não preciso adoçar tudo pra eles. Isso é costume nosso, que desde cedo ganhamos tudo doce doce. Minha avó costumava colocar uma colher de açucar e uma de achocolatado no leite pra gente tomar... Os meus filhos tomam laranjada sem açucar, chá e tudo o que dá para fazer assim. Preferem a limonada assim também. Juro que essa não fui eu que forcei, eles chupam limão mesmo.
Agora eu não sei se tive muita sorte com o paladar deles ou é questão de costume, mas eles se alimentam muito bem e porque gostam.
A gente também tem que usar a imaginação quando alguma coisa não é do gosto deles. Frutas, por exemplo, não são muito do gosto do meu filho mais velho, ele acha tudo muito doce, prefere salgado e azedo, mas quando faço vitamina com leite ele adora, então a fruta vai assim.
Tem muitas opções saudáveis e gostosas. Eu não sou radical, adoro uma porcaria as vezes e deixo que eles experimentem porcariazinhas se têm vontade, passar vontade não dá, mas procuro não acostumá-los com isso, muito mais difícil perder a mania depois.
Vejo muita mãe por aí, em parques e no centro da cidade, com uma vasilha pequena, cheia de frutas cortadinhas, ou tomate, já vi com pepino também, o que pra mim não deu certo, mas vale estar sempre tentando algo novo, como as fatias de maçãs secas, que vedem até em saquinhos tipo chips, meus filhos adoram e acham que estão abafando com o chips deles.
A culinária é assim, feita de muita imaginação, bom senso e amor. Sabendo dos gostos da criança da para inventar muita coisa. Vale a pena tentar. E isso vale pra gente também, dar um bom exemplo e tentar uma vida mais saudável.

Clique no link abaixo e saiba como funciona a ALIMENTAÇÃO em outros países através de opiniões e experiências de outras mães internacionais.



COMENTÁRIOS AQUI!:


Ingrid Souza Says: 
Bom, aqui vc sabe, seguimos com temperos brazucas e hungaros, eu adoro, fazemos de um modo mais magro mas mantemos a tradição haha.
Assimo como por ai, aqui tb comer é mais que encher barriga, é um prazer e isso é maravilhoso quando se aprende desde cedo!

Sou super a favor dos chips saudaveis, potinhos de snacks trazidos de casa e adoooorei o "causo" da salada de alface hahahah

Beijocas
Carol Says: 
É Ingrid, o pessoal da minha família acha que meus filhos são de outro mundo, principalmente o mais velho, com essa mania de salada, me contaram que tinha uma propaganda assim por lá, de um menino que pede brócolis e no final falam que isso não existe... ahahahha Deviam ver meu filho... ahahahha Mas é muito bom ver que eles relamente curtem e não fazer por obrigação.
Beijos!
Beta Says: 
Carol, que maravilha! Dah gosto de ver criança fazendo birra porque quer comer brocolis! Alias, tem ateh uma propaganda por aqui bem assim! Rsrsrsrs.
Carol Says: 
Sim Beta, todo mundo fala que lembra do meu filho... rsrsrs Coisa do outro mundo! ahahahah
Beijinhos!
Claudia Storvik Says: 
Muito bom, Carol, parabens. Minha filha tambem adora brocolis e chupa limao! Sorte a nossa. Bjs.
Carol Says: 
É Cláudia, acho que depois dessas não tem muita coisa saudável que eles negam, já que gostam de amargo e azedo... rsrsrs Beijinhos!
Sandra Hellen Says: 
Oi Carol, então por ai os potinhos também são super recomendados?! Legal...aqui também tem uma variedade enorme desses potinhos, claro que a maioria com batata..rs rs. 

Aqui também tenho uma protetora, chamamos de neuvola, e ela me acompanha desde a gravidez, uma pessoa excelente e cheia de experiência. 

Quanto a dar besteirinha para as crianças, concordo com você, uma vez que os pequenos nem sabe que gosto tem chocolate, sorvete e etc., não podem chorar pq "gostam", mas sim pq querem provar de tudo...daí a mãe tem que ter jogo de cintura e oferecer algo saudável. Mas sabe que aqui as mamis separam um dia para comer doces, pois é, chamam o dia do doce, daí nesse dia pode!!! 

Beijinhos pra vocês!!
Carol Says: 
Oi Sandra. É, potinho minha protetora disse que é bom, mas que mesmo assim é melhor fazer a comida para que não tenha problema com diferença de temperos, eu sempre usei na horaq do aperto. As besteiras eu penso em fazer um dia assim tb, mais pra frente, se eles quiserem ou insistirem em comer certas coisas, pois minha mãe tb fazia isso com a gente na sexta e deu certo, pois aprendi a controlar as guloseimas, já meu marido que foi sempre proibido de doces e guloseimas, hj em dia, quando pode se entope delas... Por isso procuro não negar, apenas conduzir. Já corrigi bastante o maridão, mas não quero que meus filhos tenham um trauma de NUNca poderem comer as coisas, as vezes vai uma besteira tb.
Beijinhos!
Celi Says: 
É isso aí Carol! Vamos apoiar essa campanha para uma alimentação saudável.
Adorei seu comentário no meu blog! Você fez suas escolhas e hoje está colhendo tudo de bom. Parabéns!
Até breve.
Um beijo.
Paula Says: 
parece a tal da propaganda mesmo!!! q legal!!
Lu Says: 
Ai q fofo esse teu filho, Carol! Brigando por uma salada de alface? hehehe.. a verdade é q é bem assim mesmo, não dá pra amar legumes sem conhecer, né? E pelo visto teus filhos conhecem e adoram! Eu quero q o Uri seja assim também, pretendo incentivar e apresentar a todos os tipos possíveis de alimentos naturais, frutas, legumes, verduras. Acho isso fundamental pros bons hábitos dele durante a vida toda!
Carol Says: 
Oi Celi. É a gente tem que escolher uma linha e ir firme naquilo, sobre esse assunto ninguém tem muita certeza do que é realmente certo, a gente sabe que umas coisa fazem bem, outras fazem mal e que algumas causam discussão, bom, pra não errar eu tiro o que é certeza que faz mal e comemos do resto de tudo um pouco. Obrigada por aparecer aqui, volte sempre... :) Beijinhos!

Paula, contando ninguém acredita que isso existe né? ahahahha Eu mesma não era chegada em verduras, hoje já aprendi a gostar... Beijinhos!

Lu, eu acho que a gente pode mostrar pra eles tudo o que é saudável, depois o mundo mostra as porcarias, não sou radical, mais tarde creio que eles vão saber equilibrar e talvez dar preferência por esse paladar que já acompanha desde cedo. Tem que tentar, não é? Eu acho que tive um pouco de sorte também com o paladar deles, tem criança que não come e pronto, mas se não oferecer tudo não há como saber... Obrigada por vir aqui... Volte sempre! :) Beijinhos!
Mikelli Says: 
eu tb sempre pergunto a mae se posso dar algo para a criança, mas geralmente elas reagem aqui com um "claro", como se eu fosse maluca ;) Qto aos salgadinhos, tb sao mal vistos por aqui, porém os doces...são válidos! hehe bjs!
Carol Says: 
Legal Mikelli! Dependendo do tipo de bolacha elas tb não acham ruim, aqui tem umas que são intregrais e são uma delícia, normalmente é dessa que tem em casa.:) Beijinhos!
Anônimo Says: 
OI Carol...
Vc é uma mãe maravilhosa...temos muito orgulho.
Parabéns, continue escrevendo e inspirando as pessoas.
Te amamos...
MEIRE
Carol Says: 
Obrigada Meire! Sei que você sempre me apoia e torce por tudo o que eu faço... :) Beijos!!!
Ann Says: 
Oi Carol,
Aqui em casa tambem e assim, nunca acostumei meu filho mais velho (9 anos), a comer doce. Hoje em dia ele mesmo nao aceita, nunca tomou refrigerante e nem chupou chiclete, nao tem paladar para essas coisas. Estou fazendo o mesmo com a pequena, concordo plenamente que as criancas nao tem necessidade de serem expostas ao acucar assim tao cedo. Se tivessem feito isso comigo nao teria tido metade das caries que tive, mas, Brasil, ja sabe, e bem como vc falou, eu tomava nescau e acucar quando era pequena, isso hoje em dia e impensavel de dar para o meu filho.
Adorei o background do teu blog.
Te linkei no meu blog Amarelinha
xx
Carol Says: 
Oi Ann!
Que legal que seus filhos tb comem bem assim, talvez seja mesmo o costume e não o paladar das crianças, não é? Minha sogra sempre diz que a família come o que a mãe põe na mesa... concordo com ela. Ainda sou nova nesse negócio de blog e faço umas barberagens... rsrsrs Mas peguei coloquei para seguir vários blogs no dia da BC e vou colocar os links tb... só eu me acertar aqui... rsrsrs Adorei seu site tb, bem claro e gostoso de ler. Espero que volte sempre. :) Beijinhos!
Mamãe Livia Says: 
Carol, que legal saber que os pais daí tentam manter um estilo saudável. Assim como você, eu não sou xiíta com relação à alimentação da Isabel, mas tento seguir uma linha mais saudável, até porque, aqui em casa todo mundo tem tendência a engordar, infelizmente. Quando eu fui a Budapest com uma amiga húngara, comi coisas deliciosas cujos nomes não consigo nem pronunciar, muito menos escrever... hehehe. Mas já sei que a culinária local é muito boa, espero um dia poder voltar aí para aproveitar mais as delícias da Hungria!
bjo
Livia
Carol Says: 
Oi Lívia. Sim a culinária daqui é muito gostosa, eu adoro e no primmeiro ano engordei horrores aqui.. rsrsrs Hoje já me controlo melhor e só comemos guloseima gordurosa lá de vez enquando... Aprendi a fazer tudo magrinho, os mesmos pratos, o que ajuda muito, porque até fica saudável assim, já que a páprika, que eles usam muito, é muito boa pra saúde. Tento acostumar eles assim para que eles não sofram como eu depois, de ter que me segurar para comer certas coisas por conta da tendência de colesterol e tal... Talvez eles nem tenham que se preocupar tanto com isso futuramente... a gente torce pra isso... rsrsrs Obrigada pelo comentário! Beijinhos!
rose Says: 
Oi, Carol

adorei as "crises" do seu filho! Que fofo!
nessas horas a gente da gracas a Deus por morar fora do Br e ter contato com essa cultura saudavel na criacao dos filhos,ne. Aqui em casa as meninas nao chegam aos pes do seu filho, mas volta e meia uma delas fala que acha que estamos comendo pouca verdura! (e olha que procuro balancear bem, hein, mas pelo jeito ando em falta, rs)
bjOs
Carol Says: 
Oi Rose!
Tenho certeza que se suas filhas fazem comentários assim elas são tão saudáveis quanto meus filhos. Aqui tb rola um bolinha de chocolate e sorvete as vezes, eles tb comem coisas normais de criança. Eu acho que o importante é manter neles essa consciência de que á bom comer essas coisas, isso pelo jeito suas meninas têm... :) Parabéns pra nós então! ;) Beijinhos!
Carine Says: 
Carol, que delicia tudo isto, me senti em casa:))!
Eu tb sempre'brigo' com as crianças que elas devem comer o que tem na mesa. As vezes a primeira bocada é de cara feia, a segunda sem cara e a terceira é ta uma delicia maman. E faz 5 anos que vejo caras e pratos novos.
Sim Parabéns para nos, vc tem razao!
é um prazer ver coisas em comum com outras maes. amei teu post:)
beijao até+
Carol Says: 
Que legal Carine!
É isso aí, a gente cria o costume de coisas boas, depois eles mesmo vão querer. Ontem tarde da noite meu filho me pediu uma salada de tomate com cebolinha... ahahha Fiz pra ele e ele comeu tudo com o maior gosto, acho que nem eu consigo comer salada com o gosto que ele come.. ahahahah
Parabéns pra nós! ;)
Dani Says: 
Legal CArol. Acho q a alimentaçao saudavel deles vem do espelho q veem em casa. Interessante q seu filho mais velho gosta mesmo é de salgado e azedo, eu tb fui criada sem mt doce, tenho arrepios de comer coisas mt salgadas, acho q é por isso, tb sou fa do salgado.

Aqui em casa nao coloco sal na comida do Leo, e minha mae sempre acha q "nenhum salsinho?? tadinho?", mas é aquilo q vc disse, eles nao conhecem o sabor, nòs conhecemos e por isso achamos q eles querem..
Anônimo Says: 
Pois é Dani, eu tb sou mais salgado que doce, mas meus filhos me superam... ahahahha Meu filho mais novo é chegado num docinho tb, mas procuro não incentivar muito, ele tb come tudo o que o super irmão mais velho come, faz tudo o que o outro faz, então saí ganhando nessa... rsrsrs E é isso que vc falou, a gente está apresentando os gostos verdadeiros pra eles, sem muito sal, sem muito açucar, o paladar fica bem mais sensível as diferenças de sabores. Viva a boa alimentação! :)
Beijinhos!

Carol.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...