Para chuva! É uma ordem!

sábado, 28 de julho de 2012



Calor abafado, sorvete, núvens cinzas no céu...

-Chegamos em casa bem em tempo... – comento e depois penso melhor... Tempo do que? De não se refrescar com a chuva de verão? Como eu gostava de tomar banho de chuva quando criança, nesses dias quentes quando minha mãe olhava pra gente e dizia: Vai, pode ir...

Logo grandes pingos começam a cair, primeiro lentos e volumosos, depois vai aumentando a quantidade até parecer um grande chuveiro, com cheiro de grama fresca, terra molhada e gosto de infância. Sugiro aos meus filhos que corram pra fora e tomem um banho bem gostoso na chuva breve e intensa, quente e cheirosa.

-Vamos pegar o guarda-chuva!- dizem felizes com a idéia, mas não entendendo o que quis dizer. Claro, na terra onde sandália sem meia quer dizer “resfriado” e onde se ouve muitas críticas se seu filho anda descalço... Pura ousadia tomar chuva só por brincadeira...

-Guarda-chuva filho? – meus filhos são certinhos demais, crianças de cidade, que correm de gota d’água e da grama nos pés... mas mãe também serve pra ensinar a aprontar, não é?– não não, vocês vão aprender a não seguir as regrinhas sempre, ainda mais quando não tem problema nenhum e a mamãe está mandando... Agora marchem para chuva! - Uma leve ordem, meio a um sorriso, para o bem deles...

Saem desconfiados, ainda com guarda-chuvas nas mãos... – Não está certo isso – suas carinhas dizem...

Alguns pingos tocam suas faces – Opa, que estranho – Mais alguns e logo os cabelinhos estão molhados, colocam o guarda-chuva, pensam um pouco, olham para mim e eu encorajo com um sorriso – Vamos lá, mamãe não ia pedir algo ruim para vocês. – e eles tiram o guarda-chuva da cabeça... Primeiro o mais velho e em seguida o menor, que faz tudo o que o outro faz.

A chuva banha meus meninos, que sorriem em liberdade com o banho de natureza. – A água não está fria! – comentam gritando admirados com a revelação, essa chuva não é tão vilã assim...

Dançam, brincam, se enxarcam de roupa e tudo, como manda o figurino. Que criança não gosta disso? Que criança não precisa disso? Uma verdadeira chuva de verão, para lavar a alma, para gargalhar o coração, para fazer da criança, apenas criança...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...