Ser pai.

domingo, 12 de agosto de 2012



Pai, para cada um traz um significado, um sentimento, uma lembrança diferente.

Pra mim, vem com muitos significados maravilhosos, sentimentos gratificantes e lembranças únicas, com os exemplos lindos do pai que foi meu avô, dos pais que, para mim, sempre foram meus tios, do meu paizão - que arranjava tempo para brincar conosco, soltar pipa, fazer piada, ler estórias imitando a vóz dos personagens, que deu exemplos de honestidade e de que, sim, é possível vencer na vida por caminhos éticos e que sempre se derreteu com meus abraços e beijos, não conseguindo, assim, dizer não, nem quando não estava morrendo de vontade de me levar e buscar da discoteca as quatro da madrugada - e do pai que meu marido se tornou.

Decidir ter um filho, ou fazer um filho em alguém, é muito diferente de ser pai. Ser pai é proporcionalmente relativo ao sentimento de ser filho: sentir a participação de um pai, sentir saudade de seu abraço, sentir aquele medinho quando pisa na bola e depois o alívio de vê-lo sorrindo para você sinceramente... saber que ele sempre vai voltar a sorrir para você sinceramente, seja qual for a pisada na bola...

Quando um pai vira pai? Na hora que nasce seu filho? Antes disso ou depois? Tanto faz, uns começam a ser antes, outros precisam de um tempo para assimilar, tem quem demore mais, existem os pais que não são biológicos... Pai, antes de mais nada, é uma atitude, é um comprometimento, uma entrega. Não basta uma colaboração genética ou sobrenome, necessita-se de presença, sorrisos, ouvidos e até mesmo cara feia na hora certa.

Eu, hoje, agradeço por conhecer verdadeiros pais, agradeço ao meu pai, aos pais que sempre foram presentes em minha vida e agradeço ao meu marido o pai maravilhoso que é quando corre pela casa atrás das crianças arrancando gritos escandalosos de alegria, que os vizinhos chegam a estranhar, quando ajuda-me a educar conversando com eles sobre o certo e o errado, quando sabe pedir desculpas ao responder estressado a alguma pergunta nos dias de muito trabalho e por reverter essa situação em um sorriso nas carinhas deles, por tentar e ser um modelo de melhor pai do mundo.

Esses dias, meu filho comentou com minha sogra que ela deveria ter um companheiro, ela é viúva há muito tempo e ela perguntou de volta:

-Mas Zsombi, quem poderia ser? – sorrindo para ver o que ele responderia.

E ele respondeu na maior naturalidade:

-Olha meu pai, por exemplo, ele é perfeito! Você precisa de alguém como ele, perfeito em tudo!

Amor, acho que isso só pode ser o resultado do pai maravilhoso que você é para eles. Eles te acham perfeito e creio que ninguém no mundo pode dizer o contrário depois disso. Eles não somente se sentem filhos, mas sentem-se filhos de um pai perfeito, um exemplo a ser seguido. E como as crianças do mundo teriam sorte se todos os pais tivessem uma pequena porcentagem de tudo isso, se todas admitissem sinceramente o quanto seus pais acertam...

Aos pais maravilhosos, que fazem seus filhos acreditar que são os melhores do mundo, um feliz dia dos pais!

Amo vocês, meus pais postiços(tios)!

Te amo, meu vô!

Te amo, meu paizão!

Te amo, meu Zsombor!



Mais sobre paternidade ativa aqui: http://www.maesinternacionais.com/2012/08/14/blogagem-coletiva-paternidade-ativa/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...